3 de março de 2017

Sobre Nós

ASSEPAVI ​é uma abreviação de Associação de Ecoturismo, Preservação e Aventura do Vale do Itajaí.

Uma ONG, sem fins lucrativos, que se mantém através da arrecadação financeira da mensalidade de seus associados, e doações de entidades privadas. Executa através de seus associados voluntários os trabalhos de:

– Educação Ambiental: Aplicamos um projeto de educação ambiental em escolas com alunos de 10 a 16 anos para transferência de conhecimento sobre o Parque Nacional da Serra do Itajaí, seu Bioma e necessidade de preservação através da proteção de fauna e flora nativas com saídas em campos para prática de atividade de caminhada e contato com a natureza ao entorno do PNSI. No ano de 2017 foram atendidas 5 escolas de Guabiruba e 3 de Brusque e um total de 1050 alunos.

– Atividades​: Promovemos atividades de ecoturismo no entorno e no Parque Nacional da Serra do Itajaí, para associados e moradores das cidades de Guabiruba, Brusque e Botuverá para proporcionaram um primeiro contato com a Natureza e incentivar a prática de atividades outdoor. Em 2017 já foram realizadas mais de 90 atividades envolvendo 980 pessoas.

– Preservação e Manejo de Trilhas: Com o objetivos de trazer a comunidade para as atividades ao ar livre, realizamos o manejo técnico e sinalização de trilhas, priorizando a preservação do ecossistema, para que as pessoas possam realizar atividades de forma autônoma e segura. Iniciamos este trabalho em 2017, sendo que a Trilha do Spitzkopf na Guabiruba será a primeira autoguiada da região do vale do Itajaí e será entregue a comunidade até dezembro de 2017, passando por manutenções preventivas e vistorias durante todo o ano de 2018.

– Grupos de Pesquisa: ​O grupo tem o objetivo de contribuir para pesquisas relacionadas ao meio ambiente, conhecimento para a sociedade, e realizar atividades que estimulem a preservação proporcionando aos acadêmicos e ou profissionais uma estrutura adequada para elaboração de seus trabalhos. Em 2017 iniciamos o Projeto de Pesquisa da Canela Preta na Reserva Estadual da Canela-Preta, situada nos municípios de Botuverá e Nova Trento, o local por sua vez é classificado como de proteção integral, onde a visitação é permitida apenas para pesquisas científicas. Um dos objetivos principais é identificar as espécies de aves com potenciais dispersores de sementes de Canela-preta (Ocotea catharinsis). Visando contribuir para o conhecimento das relações ecológicas de mutualismo entre aves e planta, fornecendo subsídio para um futuro plano de manejo.

– Grupo de Apoio ao Resgate em Atividades de Montanha: ​Através dos associados, realizamos um trabalho frequente de catalogação, identificação, avaliação de riscos dos atrativos naturais para proporcionar às entidades governamentais responsáveis um apoio em caso de necessidades de Resgate. Iniciado em 2017, este trabalho tem dado suporte e orientação aos condutores da associação e vai oferecer às entidades competentes até o segundo semestre de 2018, quando os documentos de levantamento preliminares estiverem prontos, o acesso a todo material elaborado e mantidos por esta associação.

Atualmente, esta entidade é presidida pelo Sr. Ivan Rodermel Fischer, conta com 57 associados ativos sendo que destes 13 participam como Voluntários e 11 como Condutores de atividades.

Mantemos nosso Website, Facebook (http://facebook.com/assepavi) e Instagram (http://instagram.com/assepavi_aventura) como canais de comunicação com os associados e população em geral para divulgação dos calendários de atividades e ações realizadas em geral.