16 de março de 2017

Corrida de Aventura

A corrida de aventura é definida por muitos como muito além de um esporte. É a interação total do atleta com a natureza e, por conta disso, é uma das práticas esportivas que mais crescem na atualidade. O objetivo da corrida de aventura – assim como o de qualquer outra corrida – é sair de um ponto e chegar a outro. Mas as semelhanças param por aí. Para alcançar a linha de chegada, porém, o caminho é complicado (literalmente).

As corridas acontecem em locais que oferecem a maior diversidade possível de terreno e paisagens. Isso porque, apesar do nome, a corrida de aventura não é apenas uma corrida (assim como também não é uma modalidade do atletismo!). No meio da “corrida” de aventura são disputadas várias modalidades, sendo as mais comuns o trekking, mountain biking, canoageme técnicas verticais. Mas isso não é regra. Os organizadores de cada evento podem decidir ainda por incluir a natação,equitação, patinação e outras modalidades.

As corridas podem durar de um a 15 dias e neste caso já são consideradas expedições competitivas. Já dá para imaginar que uma única pessoa não daria conta de completar a prova. E é também por isso que as corridas de aventura são disputadas em equipes. Cada equipe pode conter até cinco pessoas, sendo obrigatoriamente de ambos os sexos.

E como dito anteriormente, não basta correr. Na corrida de aventura é preciso muita estratégia – além é claro, de um excelente preparo físico e mental para suportar todo o tipo de desafio que será encontrado pelo caminho. E a estratégia é fundamental já que, antes de alcançar a linha de chegada é preciso passar por todos os Postos de Controle ou Áreas de Transição estabelecidas no mapa do percurso.
Assim, e como o nome já diz, este é um esporte para aventureiros e para quem, acima de tudo, ama a natureza e adora estar em contato com ela. Muitos definem o esporte com um desafio à natureza. O desafio maior, porém, é atingir os mais extremos pontos do percurso usando meios de transporte que não danifiquem o nosso planeta.

A corrida de montanha também conhecida como “trail running”, é uma modalidade de esportes de aventura com aumento crescente do número de adeptos no Brasil e no mundo. O Esporte surgiu no norte da Grã-Bretanha, especialmente em Lake District. O WMRA (World Mountain Running Association) é o órgão que regulamenta o esporte mundialmente e é filiado à IAAF, a Associação Internacional de Federações de Atletismo. Esse esporte pode se desenvolver em Alta, Média e Baixa Montanha.Os atletas que participem nas competições não só tem que ser rápidos, mas demonstrar uma enorme capacidade de resistência.

Já a corrida de obstáculos, é inspirada em exercícios militares. A ideia surgiu a partir de provas semelhantes realizadas em países da América do Norte, Europa e Oceania.

Fontes:
http://esporte.hsw.uol.com.br/corrida-de-aventura.htm
http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/saude/noticia/2013/09/corridas-de-montanha-ganham-destaque-em-provas-pelo-brasil.html
http://www.blacktrunkrace.com.br